quarta-feira, 9 de abril de 2014

yamamba


na postagem de hoje, irei falar sobre uma personagem paranormal presente no folclore japonês. essa criatura pode ser chamada de yamamba ou de yama-uba. como sabem, o folclore japonês é recheado de seres assustadores e sanguinários, e a yamamba não é uma excepção.

a yamamba é um ser que parece ter a aparência de uma mulher normal que veste um kimono e que anda sempre com um leque. porém, na sua forma original monstruosa, ela é descrita como uma mulher que possui o cabelo despenteado e loiro esbranquiçado. as suas vestes também são caracterizadas como sujas e esfarrapadas, semelhantes a farrapos e é canibal. ela possui uma boca com dentes afiados na testa, que se encontra tapada pelo cabelo. existem várias versões da história da yamamba. numa delas, conta-se que uma mulher grávida seguia rumo a uma vila, mas teve que parar numa montanha, forçadamente para fazer o parto. foi então que recebeu ajuda de uma senhora que aparentava ser simpática, que vivia numa casa naquela zona. mais tarde é que a mãe descobriu que a senhora era na verdade a yamamba que tinha tentado comer o filho recém-nascido.
porém, existe outra história onde a yamamba cria um rapaz órfão chamado kintarō, que, quando crescesse se iria tornar no poderoso guerreiro sakata no kintoki, também conhecido como o rapaz de ouro pelo folcore japonês.
já na cultura ocidental, yamamba é citada como a 'enfermeira das montanhas'. ela captura crianças, cuida delas e de seguida, devora-as. numa das peças de teatro musical japonesas (conhecidos como teatros noh) escritas por komparu zenchiku, a mulher é conhecida como "yamamba, a dama das montanhas", onde é reconhecida como uma fada que tomava conta de si própria desde que o mundo foi criado e que se embeleza com a neve do inverno e com as flores da primavera. ela possuía cabelos brancos muito longos e uma cara magra. houve então uma cortesã que fez uma dança que representava a vida de yamamba. a partir daí a prostituta foi nomeada de yamamba, embora ela se chamasse hyakuma. houve um dia em que hyakuma planeava visitar o templo zenko e pelo caminho, uma mulher ofereceu-se para a manter em casa até que a cortesã quisesse continuar a viagem. só que a mulher que a ajudou era a verdadeira yamamba...

Sem comentários:

Enviar um comentário